Blog
Corpo e Mente
A famosa festa de Halloween e sua origem
O Halloween, popularmente conhecido como Dia das Bruxas no Brasil, é uma celebração mundial festejada no dia 31 de outubro. Confira abaixo detalhes sobre a festa comemorada por todo o mundo.
A origem do nome Halloween
A origem do nome Halloween é uma abreviação de All Hallows’ Eve, que significa Véspera de Todos os Santos, uma celebração cristã em 1º de novembro.
A abóbora
O costume de esculpir rostos assustadores em vegetais remonta a uma lenda folclórica irlandesa, chamada Jack O’Lantern (Jack da Lanterna). Na Irlanda e na Escócia, onde a tradição se originou, as pessoas começaram a esculpir rostos assustadores em nabos, beterrabas ou batatas e colocar velas dentro. A abóbora, como é conhecida atualmente, começou nos Estados Unidos, quando imigrantes irlandeses e escoceses foram para o país. O nabo não era tão abundante na América, e como estava em época de colheita de abóbora, era mais fácil de encontrar e mais fácil também para esculpir.
Símbolos
Além das abóboras, as fantasias de bruxas (que se reuniam nesta data, segundo lendas), gatos pretos (associados a mau presságio ), morcegos, caveiras e as cores preto, laranja e roxo são icônicos do Halloween.
Doces ou travessuras
A tradição tem raízes em práticas europeias de pedir comida de porta em porta (como os “bolos da alma” medievais) em troca de orações pelos mortos. Nos EUA, popularizou-se como a brincadeira infantil, na qual a recusa de doces pode resultar em uma “travessura”. Mas pode ficar tranquilo, que nas lojas do Grupo Bahamas as gostosuras para o seu Halloween estão garantidas. Clique aqui e confira as melhores ofertas.